terça-feira, 24 de abril de 2012

"Passaporte Carimbado"- Leandro Guilheiro

"Eu quero ganhar a medalha de ouro"

Essa frase foi repetida por Leandro Guilheiro três vezes nos dez minutos que conversei com ele há pouco mais de um mês, em São Paulo.

Leandro tem duas medalhas de bronze olímpicas, em 2004 e 2008. Nos Campeonatos Mundiais do ciclo ficou com a prata em 2010 e bronze em 2011. Ainda falta um ouro em uma GRANDE competição para ele. E está preparado para finalmente atingir o objetico, chega a Londres muito melhor do que em Atenas e em Pequim, quando passou por algumas contusões durante o ciclo.

O grande rival dele é o sul-coreano Jae-Bum Kim, atual bicampeão mundial e que o venceu nas três vezes que se encontraram: na final do mundial de 2010, na semi do Grand Slam de Tóquio de 2009 e no mundial por equipes de 2011, em Paris. Aliás, na mesma Paris estava marcado um embate entre os dois na final individual, mas Guilheiro foi surpreendido na semi por um atleta de Montenegro.

O segredo para vencer Kim: "Nas lutas em que ele me venceu, ele venceu no Golden Score, em lutas que eu fui melhor no tempo normal mas perdi no Golden. Para vencer ele, estou estudando os diferenciais para vencer  lutas no golden score.". Porém, o brasileiro nega estar treinando especificamente para vencer o rival coreano: " Ao inves de trabalhar nele, vou trabalhar em mim. Estudo o que acontece numa luta parelha que vai para o Golden Score."

O brasileiro é número um do mundo e é mais regular que Kim. Acho que o importante é ter passado o ciclo sem contusões, ao contrário do que aconteceu com o sul-coreano, que quebrou  o cotovelo e não disputa uma luta internacional desde dezembro.

Com a experiência que tem, Leandro garante não sentir a pressão: "É um status legal chegar como número um do mundo, mas isso veio naturalmente. Não to ansioso e nem mais ou menos pressionado por causa disso".

Na categoria até 81kg desde o fim de 2009, nunca deixou de subir ao pódio em uma competição internacional. Foram seis medalhas em Grand Slams, duas em mundiais e duas em pan-americanos.
Com esse histórico, ele é MUITO favorito ao pódio.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos esportes coletivos.
.
 Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário